“Beatriz e o plátano”

Beatriz e o plátano

Beatriz é uma menina da tua idade que todos os dias vê diante da sua janela um plátano, enorme e cheio de pássaros, e gosta dele como se fosse seu amigo de verdade. Mas um dia as autoridades tomaram uma decisão que não agradou nada a Beatriz e então ela tomou uma decisão..

Queres saber qual foi? O que será que motivou a menina a lutar contra tudo e todos? Como será que terminou esta história?

Lê o livro “Beatriz e o Plátano” de Ilse Losa, conta-nos estas coisas e dá a tua opinião sobre a preservação da natureza!

Já agora: E tu, se fosses a Beatriz o que achas que poderias ter feito para preservar este plátano (clica na palavra) e outras árvores?

Se quiseres conhecer outras obras da mesma autora, clica aqui.

Ilse Losa

35 thoughts on ““Beatriz e o plátano”

  1. Eu e a Maria ficamos com este livro. Quando começamos a ler, estávamos curiosas para saber do que se tratava e o que iria acontecer à menina Beatriz e ao plátano. Descobrimos que o plátano era importante para os pássaros e para a Beatriz. Havia outras pessoas que também achavam o plátano importante,só que, para a Beatriz era como um amigo, ou melhor, era como um familiar.
    Nós achávamos que o plátano não iria ser cortado, mas, para tirarmos essa dúvida, continuamos a ler e descobrimos que tínhamos razão, pois o plátano não foi cortado graças à Beatriz que fez de tudo para que não o cortassem.
    Flávia Nº 9 e Maria Nº 17 do 6ºJ

    • Muito bem!!! As meninas leram o livro mas compreenderam a mensagem que esta história nos quer transmitir? Concordam com o que a Beatriz fez?!
      Espero a resposta, tá bem?

      bj da profª Isabel Rodrigues

      • Aqui tem a resposta que esperava. Compreendemos o que a história nos quer transmitir; quer transmitir que as árvores são essências nas vidas das pessoas. Achamos que o que Beatriz fez está correto e também que as autoridades deviam ter perguntado às pessoas que ali moravam, se concordavam com a queda do plátano ou não.
        Flávia Nº 9 e Maria Nº 17 do 6ºJ

      • Concordo com a atitude da Beatriz.
        Gostei da atitude de Beatriz, pois o plátano para os outros era só uma árvore antiga e Beatriz mostrou que o plátano não era só uma árvore antiga mas sim casa para os pássaros, e um amigo da Beatriz ou até um membro da família.
        Gostei muito do livro.

  2. Será que as autoridades deitaram o plátano abaixo? Estamos curiosas para saber!
    Beatriz e Bruna 6ºC

    • Olá meninas!
      Nunca se sabe… por isso têm de continuar a ler este livro, está bem?
      Logo, logo, vão saber a resposta…
      Bj da profª Isabel

  3. Achei a Beatriz corajosa em proteger o plátano e também gostei quando toda a gente veio apoiar a Beatriz. E se eu estivesse na pele da Beatriz faria o mesmo que ela fez porque há muita poluição e as árvores são seres vivos como nós e os pássaros constroem as suas casas nas árvores.

    • Parece que ao leres este livro aprendeste com a Beatriz a cuidar mais da natureza e dos seres vivos.
      Muito bem, Daniel!
      Bj da profª Isabel

  4. Vou começar a ler o livro porque já li o “Jaleco” e o outro livro que eu queria ler era “Beatriz e o Plátano”, porque achei o título muito interessante.

    • Olá Mariana!
      Sei que vais gostar muito desta história e da atitude corajosa da sua personagem. O melhor é começares a ler já este livro!!!
      Bj da profª Isabel

  5. Já li o livro, era pequeno mas muito engraçado. Eu sou igualzinha à Beatriz: sou teimosa e ela também. A minha opinião sobre o livro é que a Beatriz fazia bem estar a proteger o Plátano, porque sem o Plátano não havia ramos para os pássaros… Infelizmente, há muitas árvores que são também cortadas para fazer novos edifícios, eu sou contra isso. Concluindo, adorei esta obra!!

    • Muito bem, Mariana! Percebeste a mensagem e compreendeste bem a Beatriz, não foi? Continua a ler outros livros, ok?
      Bj da profª Isabel

      • Sim, adorei a Beatriz! E, talvez vá ler a ” Viagem à roda do meu nome”, parece muito interessante.

  6. Eu estou a ler este livro e gosto da atitude da menina.
    Eu também gosto de me sentar à sombra das árvores como a Beatriz e tenho pena quando cortam as árvores.
    Ana Faria do 6ºH .

    • Concordo contigo, Ana. Mas tens de ler o livro até ao fim para saberes o que aconteceu ao plátano.
      Cláudia Faria, 6ºH

      • Olá Cláudia!
        Também concordo contigo.
        Bj da profª Isabel

  7. Eu já li o livro todo e gostei muito dele.
    Quem ainda não leu este livro devia lê-lo porque é uma história muito bonita que fala da coragem que a Beatriz teve para que não deitassem a árvore abaixo.
    Cláudia Faria 6ºH

  8. Já acabei de ler esta história «Beatriz e o plátano» e é muito interessante.
    Achei que a Beatriz foi muito corajosa, e tinha razão. Porque as árvores não se devem cortar, porque elas dão-nos oxigénio e sem elas nós não vivíamos.
    Ana 6ºH

  9. Já lemos o livro e adoramos a atitude da Beatriz porque não deixou que cortassem o plátano!
    Adorámos a coragem dela!

    • Muito bem, meninas! Continuem a ler livros que nos ensinem a ser corajosas, como a Beatriz! Bj da prof Isabel

  10. Sim, Ana, parece que compreendeste a mensagem desta história. Tu também gostas de tratar bem da natureza?!
    Bj da profª Isabel

      • Olá Diana!
        O “Diário de Sofia e Companhia” é também uma boa escolha. Vais ver que vais gostar e recomendar às tuas amigas. Depois diz qualquer coisa, tá bem?
        Bj da profª Isabel

  11. Eu gostei muito deste livro “Beatriz e o plátano”. A Beatriz quis proteger o plátano e conseguiu! Eu faria o mesmo se gostasse de uma árvore como de uma amiga, tal como a Beatriz.

    • Olá Sofia! Ainda bem que gostaste deste livro. Continua a ler pois vais encontrar e conhecer histórias muito bonitas!!! Bj da profª Isabel

  12. O livro “Beatriz e o plátano” é bastante interessante , porque fala de uma menina chamada Beatriz que salvou uma árvore. A minha parte preferida é quando a Beatriz ficou a dormir à beira da árvore.
    Bernardo Garcia 6ºH

  13. O livro “Beatriz e o Plátano” é um livro muito encorajador. Eu acho que Beatriz teve muita coragem, pois ela tentou proteger a Natureza e achei simpático os cidadãos ajudarem a Beatriz. Se querem saber o que aconteceu, leiam o livro!

    De: Francisco Pinheiro nº10 6ºH

  14. Adorei o livro de “Beatriz e o platano”
    recomendo
    Beatriz Nº1 Vila Nova de Tazem 5ºE

    • Olá Beatriz! Reparaste, concerteza, que tens o mesmo nome da protagonista desta história. Ainda bem que gostaste de ler este livro e o recomendas aos teus colegas. Continua a ler, ok?? Bj da proFª Isabel Rodrigues

Deixe um comentário